Cordel da Vacina
Autor: Fabiano Gumier Costa
2021
8 páginas
O mundo está estarrecido, sofrendo com as restrições e mortes causadas pela pandemia de Covid-19, enquanto em alguns lugares, inclusive no Brasil, cresceu o movimento negacionista da própria doença e da ciência, que corria para desenvolver uma vacina.
Milhões de pessoas contaminadas e milhares de mortos. No momento em que escrevo esse pequeno texto, chegamos aos 210 mil mortos apenas no Brasil. Nos EUA, até agora, foram mais de 400 mil mortos.
Duas nações gigantes sendo desgovernadas por líderes que negam a gravidade do problema, negligenciam ações efetivas de controle, confundem a população e se abraçam a movimentos xenófobos, armamentistas, homofóbicos, supremacistas brancos, fundamentalistas religiosos fissurados em dinheiro etc. Países em chamas e desorientados, cujos líderes mandam o povo às ruas, sem máscaras e defendem o uso de remédios e procedimentos comprovadamente ineficazes.
Terminei de escrever o "Cordel da Vacina" no domingo, dia 17 de janeiro de 2021, exatamente quando e primeira brasileira recebeu a vacina em São Paulo: a falada Coronavac.
​
Quando finalizei o texto, vi uma charge publicada no Instagram de Gilmar (@cartunista_das_cavernas) e pedi a ele permissão para usar o desenho na capa do cordel. Ele autorizou e foi o ajuste fino, a charge e o conteúdo do cordel se complementam ao exporem as mazelas e contradições do período mais sinistro da história brasileira recente.
​
E aqui vamos nós, informando, sensibilizando e lutando contra a cultura da morte e do topa tudo por dinheiro, contra essa gente sórdida que está no poder.